Presidente chinês Xi Jinping confrontou ‘duramente’ João Lourenço
EXCLUSIVO. Lideranças aproveitaram a visita de Estado de João Lourenço para analisar as relações entre os dois partidos. Fontes diplomáticas asseguram que Xi Jinping usou a reunião partidária para confrontar João Lourenço “com dureza”.
A margem da visita oficial do Presidente da República à China, no mês passado, os líderes do MPLA e do Partido Comunista Chinês, no caso João Lourenço e Xi Jinping, analisaram as relações entre os dois partidos, num encontro restrito em que Xi Jinping aproveitou para, “com menos diplomacia”, manifestar o seu descontentamento pela forma como João Lourenço conduziu alguns dossiers.
Fontes diplomáticas chinesas disseram ao Valor Económico que, além de ter manifestado desagrado pela forma como João Lourenço desaprova o modelo de financiamento chinês que usa o petróleo como garantia para o pagamento da dívida, Xi Jinping criticou a forma como João Lourenço decidiu combater a corrupção. Apesar de ter elogiado a intenção do Presidente angolano, Xi Jinping manifestou desagrado pelo facto de João Lourenço ter associado a corrupção exclusivamente à figura do seu antecessor. O líder chinês terá mesmo considerado “positiva” a tentativa de José Eduardo dos Santos de aproveitar o financiamento chinês e a alta do preço do petróleo “para criar uma classe empresarial angolana forte”, ao mesmo tempo que “criticou a tentativa de se manchar algumas empresas e investidores chineses”, ao serem arrastados, “de forma injusta”, para o combate à corrupção.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Higino Carneiro responde a João Lourenço lembrando que “enquanto o jogo não...