Girabola Zap
Banco BAI

Responsabilidade Social Corporativa em 2020

02 Apr. 2020 Valor Económico Gestão

ESTRATÉGIA. As previsões do que seria expectável da parte do mundo corporativo em termos de contributos sociais este ano foram totalmente atropeladas pela pandemia da Covid 19, que tornou prioritária a sobrevivência básica das empresas e dos postos de trabalho que criam. No entanto, porque este é um momento de reestruturação profunda do próprio tecido empresarial a nível mundial, e sobretudo porque a pandemia há de ter o seu fim, aqui ficam as cinco tendências de investimento em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) para inspiração.  

Responsabilidade Social Corporativa em 2020

Mais prevenção contra desastres  

O investimento na prevenção de desastres naturais ou causados pelo Homem nunca fizeram mais sentido com a vida das empresas a ser virada do avesso por circunstâncias imprevisíveis. As grandes empresas têm, ao lado das seguradoras, de se preparar melhor para imprevistos de modo a garantir a sua manutenção e a segurança dos seus funcionários e operações. 

Comunicação e combate às fake-news

As noticias falsas e a velocidade a que são propagadas em meios online, exigem das empresas uma nova dinâmica em termos de comunicação interna e externa que permita por um lado ser transparente, um valor cada vez mais importante a nível corporativo e também social, e por outro hábil a detectar noticias falsas que impactem o funcionamento da empresa.  

Aposta nas energias limpas

O know-how é sempre um investimento acertado porque contribui simultaneamente para o crescimento da empresa, dos funcionários e com isso da sociedade onde se inserem, criando um círculo virtuoso vital para o desenvolvimento colectivo. O cenário de pandemia revelou o valor da aprendizagem online que tem custos estruturais mais baixos e que é facilmente optimizável para servir a actividade da sua empresa.

Mais formação

Embora esta seja uma regra de ouro da melhor gestão corporativa, nos dias que correm os funcionários tornam-se cada vez mais cientes tanto de direitos como de obrigações e recebem um fluxo de informação nunca antes experienciado que pode ser benéfico, no caso da informação ter utilidade, ou nefasto, em caso das noticias falsas por exemplo. Estar perto dos seus funcionários, comunicar e criar empatia sem aproveitamentos de parte a parte é, cada vez mais, prova de Responsabilidade Social. 

Estar ao lado do seu staff 

Apesar de Angola ser produtor e dependente de petróleo, remar contra a maré do investimento nas energias limpas e da reciclagem, será contraproducente no futuro. Se têm em mãos a reestruturação da sua empresa ou a fundação de uma nova, tenha em consideração o ambiente e o que pode fazer para ajudar a preservá-lo no âmbito da actividade da sua empresa.