Segundo leilão de divisas disponibilizou 30 milhões de euros
O Banco Nacional de Angola efectuou na quarta-feira (5) a 2.ª sessão de venda de divisas aos bancos comerciais, tendo colocado no mercado primário o montante de 30 milhões de euros para a cobertura de operações de natureza comercial e privada em posse dos bancos comerciais e em conformidade com a regulamentação cambial vigente.
Foi apurada a taxa de câmbio de referência de 329,537 kwanzas por euros, tendo 14 bancos como participantes. O BE recebeu 4 milhões de euros, os bancos BFA, BPC, KEVE e o Sol receberam cada um 3.750 milhões de euros.
Por sua vez, o BCS adquiriu 3.628 milhões de euros e o BIC foi contemplado com 2.500 milhões de euros. Na última sexta-feira, o BNA informou que passaria a divulgar, no último dia útil de cada mês, de forma indicativa, o montante e calendário das suas intervenções no mercado cambial para o mês seguinte, com o objectivo de conferir maior previsibilidade ao mercado.
Deste modo, para este mês de Setembro, o Banco Central irá proceder à venda do equivalente a 700 milhões de dólares, incluindo ‘plafonds’ para cartas de crédito, por via de oito leilões.
JLo do lado errado da história