Seguradora vs. clientes: o mercado, a marca, a angariação, a gestão e a fidelização
O cliente é o principal pilar de qualquer seguradora. É através do seu pagamento – prémio – que é garantida a rentabilidade de qualquer seguradora. Clientes ajudam a reduzir os custos das seguradoras, aumentam as vendas e melhoram a reputação da marca, entre outros aspectos positivos.
Clientes não caem do céu. Nem todas as pessoas são potenciais-clientes para as seguradoras. Um aspecto que muito influencia para que pessoas se tornem potenciais-clientes e consequentemente em clientes são as necessidades de protecção, todavia elas dependem extremamente do mercado em que tais pessoas estejam inseridas.
O mercado é uma das garantias do sucesso de determinada venda de seguros: desde a situação geográfica dos pontos de vendas, elementos macroeconómicos, a literacia de seguros e a legislação de seguros local que, por economia de tempo, não iremos abordá-los, detalhadamente. Mas vejamos, a propósito, não seria sensato, por exemplo, um caçador dispor-se a caçar a Palanca-Negra-Gigante na floresta do Maiombe, em Cabinda, quando a localização desta espécie é, claramente, encontrada nas terras de Malange e Bié. E mesmo caçá-la em Malange ou no Bié continuará sendo um acto insensato por força da legislação que protege esse animal…
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história