VALOR ‘desvenda’ oportunidades do Namibe
CONFERÊNCIA. Fórum surgiu da necessidade de se dar visibilidade às oportunidades de negócios na província, através de uma plataforma de diálogo aberta, voltada fundamentalmente para os investidores nacionais.
A cidade do Namibe acolheu no sábado uma conferência sobre as oportunidades de investimentos na província, numa iniciativa promovida pelo governo local em parceria com o VALOR ECONÓMICO.
A conferência, subordinada ao tema ‘As Oportunidades de Investimento no Namibe, Face aos Desafios da Diversificação’, surgiu da necessidade de se dar visibilidade às oportunidades de negócios na província, através de uma plataforma de diálogo aberta, especialmente, com os investidores nacionais e estrangeiros.
A ideia, segundo a organização do evento, decorreu também do facto de Angola viver uma crise financeira, económica e cambial desde 2014 devido à quebra do preço do petróleo no mercado internacional, um quadro que, por si só, sugere a criação de alternativas de exportação ao petróleo.
A organização destaca que a iniciativa visou também dar “resposta a essa grande questão do momento, no sentido de unir esforços que concorram para a melhoria do ambiente de negócios no país”.
“A criação de sinergias para mudar o estado de coisas, do ponto de vista global, deve partir de acções concretas com base nas características e realidades de cada região”, lê-se num comunicado da organização distribuído aos jornalistas.
A abertura da conferência, que decorreu também no âmbito das tradicionais Festas do Mar, coube ao governador provincial, Carlos da Rocha Cruz.
Durante o evento, foram discutidos temas como ‘Namibe e os caminhos para o desenvolvimento’, apresentado pela vice-governadora para o sector político, social e económico, Joana Cangombe, e ‘Legislação e o Incentivo sobre matérias de investimentos’, proferido pelo director do gabinete jurídico do governo local, Olegário Tavares.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações