COMÉRCIO. Decisão do Governo apanhou de surpresa industriais das bebidas. AIBA considera prazo de dois meses tempo “curto” para se adaptarem às novas regras. Governo não comenta.
Isabel Dinis
Duas empresas viram os seus contratos rescindidos pela Zona Económica Especial (ZEE) por nunca terem efectuado quaisquer pagamentos mensais dos lotes que adquiriram para instalação de uma fábrica de medicamentos e outra de produtos farmacêuticos.
Economista com vários livros publicados sobre a economia e a história de Angola, Jonuel Gonçalves entende que a imagem do país “ficou melhor” na luta contra a corrupção no Governo de João Lourenço, mas que Angola perdeu a oportunidade de triunfar no processo de recuperação de activos. E que tudo continua nas mãos dos mesmos. Defende uma amnistia para quem desviou capitais com garantias de que os processos judiciais parem. Jonuel Gonçalves critica as constantes mudanças na equipa, defende a aposta em quadros fora do círculo do MPLA e gostaria que o Governo suspendesse o pagamento da dívida.
As empresas interessadas em gerir o novo aeroporto internacional de Luanda têm agora mais dois meses, até 16 de Abril, para apresentarem propostas.
O Presidente da República aconselhou o novo inspector-geral da Administração do Estado, João Pinto, a cooperar com os outros órgãos, como a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e “resistir à tentação" de querer substituí-los.
Gemcorp posiciona-se para a compra da Unitel, BFA e mais activos