Anúncio de subscrição

A China desenvolve a sua economia constantemente e trabalha com todos para criar um mundo melhor na era pós-covid-19

19 Jan. 2022 Opinião

Em 17 de Janeiro de 2022, o presidente chinês Xi Jinping participou na videoconferência do Fórum Económico Mundial de 2022 e proferiu um discurso intitulado “Avançar com confiança e coragem para construir um mundo ainda melhor pós-covid-19". Este é o primeiro evento diplomático multilateral importante com a presença do presidente Xi este ano e, após 2017 e 2021, o chefe de Estado da China, mais uma vez, subiu ao pódio do Fórum Econômico Mundial de Davos, conhecido como o “cata-vento da economia mundial". O discurso com alto perfil e força do presidente Xi demonstra a firme vontade da China de se unir a outros países para lutar contra a covid-19 e recebeu ampla atenção e reacção positiva da comunidade internacional.

A China desenvolve a sua economia constantemente e trabalha com todos para criar um mundo melhor na era pós-covid-19

 

Os amigos africanos, incluindo angolanos, estão muito interessados em acompanhar o desenvolvimento económico da China. Tenho muito prazer em divulgar os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatísticas da China: o PIB da China, em 2021, atingiu 114,4 triliões de RMB, registando um aumento anual de 8,1%. A renda disponível per capita dos residentes chineses foi de 35 mil RMB, um aumento nominal de 9,1% em relação ao ano anterior. O nascimento de população (excluindo Hong Kong, Macau e Taiwan) foi de 10,62 milhões, a taxa de natalidade 7,52. 12,69 milhões de novos empregos foram criados. A produção e vendas de automóveis da China ocupa o n.º 1 do mundo por 13 anos consecutivos, e o número de carros particulares na China é de 241 milhões. Sob a situação em que a economia mundial, profundamente afectada pela covid-19, a economia da China continuou a avançar e mostrou forte resiliência duradoura.

Diante da questão de como superar a pandemia e como construir um mundo pós-covid-19, o presidente Xi deu a resposta da China de uma perspectiva histórica e filosófica. Ele ressaltou profundamente que os países ao redor do mundo não estão a navegar em mais de 190 pequenos barcos, mas num grande barco único com destino comum. A humanidade cresce superando provações e desafios, e se desenvolve superando crises. Devemos avançar na lógica do progresso histórico e evoluir na tendência dos tempos. Devemos não apenas pensar a partir da análise comparativa dos ciclos históricos de longo prazo, mas também saber avistar mudanças nos pormenores de pontos sutis, nutrir novas oportunidades em crises, abrir novas situações em mudança e condensar forças poderosas para superar dificuldades e desafios. No seu discurso, o presidente Xi apresentou a direcção correcta para a comunidade internacional se unir para derrotar a covid-19, a solução fundamental para promover a recuperação estável da economia mundial, o caminho realista para preencher a lacuna de desenvolvimento e a maneira correcta da convivência. Foi mais um discurso histórico do presidente Xi no Fórum Económico Mundial, que certamente terá um impacto positivo e de longo alcance no desenvolvimento futuro do mundo.

O desenvolvimento da China está intimamente relacionado com o destino do mundo. O desenvolvimento do mundo é a oportunidade para a China, e o desenvolvimento de elevada qualidade da China e uma maior abertura também trarão enormes benefício para a recuperação da economia mundial. A elaboração autorizada do presidente Xi sobre as perspectivas de desenvolvimento da China e a orientação política certamente aumentarão a compreensão e a confiança de todas as partes no futuro da China. Visto que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 e os Jogos Paraolímpicos de Inverno estão prestes a serem abertos, o presidente Xi também enfatizou, no seu discurso, que a China tem plena confiança para apresentar uma Olimpíada de Inverno simples, segura e maravilhosa ao mundo, e apelou a todos que dêem as mãos com confiança, esperando, juntos, por um futuro ainda mais brilhante. 

Gong   Tao

Gong Tao

Embaixador Chinês