Campanha decorre até 28 deste mês

APASIL e IPA unem esforços para combater a pesca ilegal e reorganizar o sector em Luanda

Uma campanha de actualização da informação estatística sobre a pesca artesanal está em curso em Luanda e Icolo e Bengo até ao próximo dia 28, com o objectivo de recadastrar o sector e travar a actuação de “oportunistas” e ilegais na actividade piscatória.

APASIL e IPA unem esforços para combater a pesca ilegal e reorganizar o sector em Luanda
DR

A iniciativa, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal e da Aquicultura Comunal (IPA) em parceria com a Associação de Pesca Artesanal e Semi-industrial e Industrial de Luanda (APASIL), incide sobre o registo detalhado de pescadores, embarcações e artes de pesca, em particular as modalidades Banda-Banda, Rapa e Emalhar. 
Segundo o Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, a recolha e validação de dados no terreno está a ser feita mediante a aplicação de fichas de inquérito e o recurso a tecnologia GPS, garantindo assim informação actualizada e fiável sobre a realidade piscatória local. 
A acção surge no seguimento de apreensões recentes de redes proibidas pelas autoridades. Segundo o presidente da APASIL, Manuel Azevedo, tornou-se imperativo "cerrar fileiras" contra a proliferação de elementos alheios ao sector, incluindo cidadãos estrangeiros sem licença, protegendo simultaneamente as famílias e comunidades tradicionais que dependem de métodos de pesca sustentáveis.