AVALIAÇÃO DA FORBES

As empresas mais bem sucedidas do mundo

28 Aug. 2017 António Nogueira Gestão

RANKING. Forbes divulgou recentemente a lista das ‘gigantes’ empresariais mundiais que, apesar da sua longevidade, em termos de existência, continuam a somar significativos lucros e fazer bastante sucesso nas áreas em que operam. A seguir nove das empresas distinguidas no ranking da Forbes.

 volwasgen

Volskwagen

Considerada como uma das maiores firmas do mundo no ramo automobilistico, a Volskwagen foi criada na Alemanha, em 1937, através do empresário Ferdinand Porsche, tido neste mercado, em particular, como o principal responsável pela produção de carros populares e de luxo. Em poucos anos de existência, a empresa cresceu rapidamente, passando a instalar fábricas filiais em diversos países. Actualmente, a Volskwagen ocupa a 12ª posição no ranking das maiores empresas do mundo, contando com uma receita anual estimada em 247,6 mil milhões de dólares e um lucro de 27,9 mil milhões de dólares.

Royal Dutch Shell

A empresa, conhecida mundialmente como Shell, ocupa a 2ª posição no ranking das maiores empresas do mundo. A multinacional opera no sector petrolífero, tendo sido fundada no ano de 1907, no Reino Unido. A Shell tem um rendimento médio anual avaliado em 459,5 mil milhões de dólares e um lucro de 16,3 mil milhões de dólares, sendo umas das empresas cotadas com maior potencial de crescimento para os próximos anos, segundo a Forbes.

Total – Lindsey Oil Refinery

A Total - Lindsey Oil Refinery é hoje considerada como uma das maiores empresas na area de refinação de petróleo, estando actualmente a ocupar a 11ª posição no ranking das maiores empresas do mundo da Forbes. A companhia foi fundada há mais de 30 anos, na Inglaterra. Após a sua criação, as operações da empresa estavam inicialmente voltadas para a refinação e distribuição de combustiveis para vários países da Europa, mas, pouco tempo depois depois, começou a instalar filiais em outros continentes. As receitas da empresa estão avaliadas, segundo a Forbes, em cerca de 234,3 mil milhões de dólares, possuindo um lucro de aproximadamente 13,7 mil milhões de dólares.

Chevron

É uma das maiores empresas no sector dos petróleos. Com mais de 50 anos de história, foi fundada nos Estados Unidos, contando com filiais abertas em praticamente todos os países do mundo. A Chevron é especializada na fabricação e comercialização de produtos derivados do petróleo como os lubrificantes, entre outros e ocupa a 8.ª posição no ranking das maiores empresas do mundo. A facturação da companhia está avaliada em cerca de 233,9 mil milhões de dólares, estando a média de lucro anual estimada em 26,2 mil milhões de dólares.

Glencore Sxtrata

A empresa actura na área da mineração e ocupa a 14ª posição no ranking das maiores empresas do mundo da Forbes. Foi fundada há mais de 30 anos, em Baar, na Suíça, país onde está igualmente implantada a sua sede, mas o grupo possui também filiais em toda a Europa e nos países da América Latina. A Glencore Sxtrata se destaca por trabalhar no sector de mineração e metais, além de desenvolver actividades relacionadas à energia e produtos agrícolas. Na actualidade, a receita do grupo está avaliada em cerca de 214,4 mil milhões de dólares, apresentando uma média de lucro de cerca de 10 mil milhões de dólares.

Japan Post Holdings

A Japan Post Holding foi considerada a maior empresa do mundo do ramo de postagens. Ao contrário da maioria das corporações, esta empresa não é privada, sendo que pertence ao governo do Japão, mas, ainda assim, actua com alta competitividade no mercado, sendo uma das mais bem conceituadas pelo público-consumidor no continente asiático. Ocupando a 13ª colocação no ranking das maiores empresas do mundo, a Japan post Holding é um exemplo de administração e aplicação de verbas públicas. A empresa tem uma receita anual de 190,9 mil milhões de dólares e um lucro de 6,8 mil milhões de dólares.

Samsung Electronics

A empresa é uma das maiores fabricantes de produtos electrónicos, sendo responsável pela produção de aparelhos de som e televisores, computadores, notebooks, aparelhos celulares e tablets. A empresa foi fundada na Coreia do Sul, em 1938.No início, a Samsung se destacou apenas no continente asiático, mas devido à qualidade e preços razoáveis dos seus produtos, logo se espalhou pela Europa e países da América Latina. No ranking das maiores empresas do mundo, a Samsung ocupa a 20ª posição, com potencial para alcançar colocações ainda mais altas nos próximos anos. A corporação possui uma média de facturação avaliada em cerca de 178,6 mil milhões de dólares e um lucro de 20,6 mil milhões de dólares.

E.ON A

E.ON é mais conhecida na Europa, continente para onde direcciona grande parte dos seus serviços e produtos. O grupo trabalha com a distribuição de gás natural, que serve de geração de energia eléctrica, além de ser muito utilizado em aquecedores, devido ao facto de os países europeus registrarem temperaturas baixíssimas durante boa parte do ano. A sede da E.ON está localizada em Dusseldorf, na Alemanha, tendo sido fundada em 2000, pelo próprio governo alemão, que a administra e mantém competitiva no mercado, ocupando a 16ª posição no ranking das maiores empresas do mundo. A instituição tem uma receita de 169,8 mil milhões de dólares e um lucro avaliado em 2,8 mil milhões de dólares, segundo a Forbes.

Walmart

Ocupa actualmente o primeiro lugar no ranking das maiores empresas do mundo. A empresa, que é uma rede de supermercados foi criada no Condado de Benton, em Arkansas, nos Estados Unidos, através do empresário Sam Walton, que começou com um estabelecimento comercial pequeno, mas que com boa administração o transformou na maior rede retalhista do mundo. A empresa está presente em todos os países da Europa e da América Latina. O grupo possui uma receita anual de 476,2 mil milhões de dólares e um lucro de 16 mil milhões de dólares.