Bancos franceses pretendem investir mil milhões de euros em Angola
Mais de mil milhões de euros de bancos franceses, Banco Nacional de Paris (BNP), Banco Público de Investimento da França (BPIFRANCE) e a Societe Generale, estão disponíveis para financiar projectos privados em Angola.
De acordo com o embaixador daquele país em Angola, Sylvian Itté, a linha de financiamento está disponível para investimentos de projectos tanto de empresários interessados franceses como de angolanos, desde que sejam exequíveis.
Ao falar no Fórum Empresarial Angola- França, promovida pelo Clube de Empresários Angola/França, no quadro da visita uma delegação de investidores liderados ao Movimento de Empresas Francesas (MEDEF Internacional), o diplomata referiu que tal disponibilidade financeira vai tornar possível realizar outros investimentos em Angola.
A título de exemplo, apontou um financiamento conseguido pela MEDEF Internacional, para suportar um projecto ligado ao sistema de fiscalização e organização da meteorologia em Angola, factor importante para uma agricultura eficiente.
Outro financiamento em curso, de 200 milhões de euros, foi disponibilizado com o retorno, em 2017, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que com o Banco Mundial (BM), trabalham com parceiros dos ministérios da Agricultura, Energia e Água, em algumas regiões do país.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública