BPC concede crédito a empresas pesqueiras
As empresas pesqueiras podem habilitar-se a empréstimos de até cinco milhões de dólares no Banco de Poupança e Crédito (BPC), para financiarem projectos nos domínios da pesca industrial, semi-industrial e artesanal.

O presidente da Associação de Pescas de Luanda (APL), Manuel de Oliveira, disse que os financiamentos são concedidos em kwanzas, a oito anos e juros de 20 % ao ano.
Os empréstimos, estão disponíveis ao abrigo de uma linha de crédito de 320 milhões de dólares aberta pelo Banco Africano de Desenvolvimento no BPC, uma soma da qual 40 %, ou 120 milhões de dólares, já foi desembolsada pelo banco continental e tem estado a ser usada a favor do sector empresarial.
Numa perspectiva mais ampla, o financiamento abarca empresas de todo o sector produtivo, além das pescas e a agricultura, mas Manuel de Oliveira, considera que os créditos não são suficientes para impulsionar o sector empresarial, caso não se disponibilize, também, uma componente cambial.
A APL tem inscritos 40 associados, cerca de 200 armadores de pesca artesanal e mais de mil chatas ou embarcações de pesca artesanal.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...