Fábrica ensaia produção de milho em grande escala
Uma área de 500 hectares está a servir para ensaiar a produção de milho em grande escala na comuna da Calenga, município da Caála, Huambo.
A directora municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca da Caála, Fátima André, afirmou que a produção de milho insere-se num projecto denominado “Kuendi”, afecto a um grupo empresarial angolano em parceria com os chineses.
Frisou que a área de cultivo vai está a aumentar de forma progressiva, até atingir mais de mil hectares. Fátima André disse que o grupo empresarial está também a produzir outras culturas voltadas ao incremento de tubérculos, frutícolas e hortícolas diversas.
O projecto “Kuendi” prevê, entre outros programas, a formação das famílias camponesas em matérias básicas sobre agronomia, para o aumento da produção agrícola.
Para isso, a directora afirmou que doze estudantes poderão ser enviados à China para serem formados em ciências agronómicas, visando “uma produção com qualidade na região”.
O grupo empresarial poderá também comprar produtos diversos das famílias camponesas, para o reforço do seu projecto de exportação.
O projecto prevê, no âmbito da sua acção social, a construção de postos de saúde e escolas na comuna da Calenga.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública