Girabola Zap
Banco BAI
DOS MAIORES TRADERS DE PETRÓLEO

Gigante à beira da falência

22 Apr. 2020 Empresas & Negócios

A HinLeongTrading, uma das maiores trades de petróleo do mundo, entrou, a 17 de Abril, com pedido de protecção contra falência no Tribunal Superior de Singapura, revelando que perdeu cerca de 800 milhões de dólares com as negociações de futuros de petróleo.

Gigante à beira da falência

A empresa solicita seis meses de protecção contra falência de credores em dívidas de 3,85 milhões de dólares com 23 bancos, segundo um relatório da Reuters.

O documento citou o colapso dos preços do petróleo e a pandemia do novo coronavírus, que atingiram a procura do petróleo e aumentaram os custos para a trading. Os interesses do grupo também incluem a terceira maior empresa de bunkering de Singapura - OceanBunkering.

A declaração assinada pelo fundador da empresa, LimOonKuin, citada pela Reuters, dá conta que, no relatório e contas em que revelaram lucros de 78,2 milhões de dólares, esconderam a verdadeira situação da empresa, visto que naquela altura já estava com prejuízos acumulados em vários anos.

Como exemplo, cita que a empresa sofreu prejuízos de cerca de 800 milhões de dólares nos futuros do petróleo ao longo dos anos, mas estes não foram refletidos nas demonstrações financeiras. “Nesse sentido, eu havia dado instruções ao departamento financeiro para preparar as contas sem mostrar as perdas e disse a eles que eu seria responsável se algo desse errado”, garante LimKuin no documento. Com a entrada do pedido, a empresa tem automaticamente protecção legal dos credores por 30 dias, enquanto os tribunais decidem se concederão um período de seis meses de protecção contra falência ou não.