INE diz que economia cresceu 3,9%
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,9% no terceiro trimestre de 2022, em termos homólogos, e 0,8% face aos três meses anteriores, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O crescimento homólogo foi influenciado pelo desempenho positivo das actividades do sector primário e dos transportes, bem como do sector petrolífero e diamantífero.
O Valor Acrescentado Bruto (VAB) da Agropecuária aumentou 4,7%, no terceiro trimestre de 2022, contribuindo com 0,32 pontos percentuais (p.p.), na variação total do PIB, refletindo o aumento da produção, enquanto o VAB das pescas cresceu 12,3% face ao trimestre homólogo, devido ao aumento das capturas, contribuindo com 0,31 p.p.
O VAB da extração e refinação de petróleo cresceu 2,7% em relação ao trimestre homólogo, contribuindo com uma variação de 0,81 p.p, devido ao aumento da procura desta matéria-prima por parte dos países ocidentais, enquanto o sector dos diamantes cresceu 8,3%, com uma variação de 0,14 p.p.
O INE destaca a variação positiva na produção no ramo alimentar, particularmente na Moagem de Cereais e Fabricação de Amidos, Féculas e seus Produtos e Fabricação de Bebidas e do Tabaco, atividades que representam mais de 70% do sector.
JLo do lado errado da história