Banco BAI
A 19 de Dezembro

José Luís Mendonça apresenta ‘Se os ministros morassem no Musseque’

16 Dec. 2019 Marcas & Estilos

O escritor José Luís Mendonça apresenta a 19 de Dezembro, o livro ‘Se os ministros morassem no Musseque’, no Centro Cultural Português, em Luanda, a partir das 19 horas.

José Luís Mendonça apresenta ‘Se os ministros morassem no Musseque’

Trata-se de um romance histórico com duas histórias narradas em paralelo. A do narrador auto-digético, Nkuku, que conta a experiência traumática desde o início da luta de libertação, em 1961, até 1987, e a história da fundação, na Floresta da ilha de Luanda, de um Reino, cuja população é composta por sete deficientes mentais (vulgo malucos), governados por uma mulher, a Rainha Eutanásia.

Segundo o autor, este livro é uma homenagem a essa classe de sombras que ninguém vê passar no tempo.

José Luís Mendonça nasceu no Golungo Alto (Kwanza-Norte) e aparece no universo das letras com ‘Chuva Novembrina’, com a qual venceu, em 1981, o prémio Sagrada Esperança.

É ainda autor da obra ‘Um Voo de Borboleta no Mecanismo Inerte do Tempo’. Em 2015 foi-lhe outorgado o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Literatura.

Actualmente dirige e edita o Jornal Cultura, quinzenário angolano de Artes/Letras, e desenvolve projectos de fomento da leitura e da aprendizagem da língua veicular nas escolas e junto de organizações juvenis.