PAC desembolsa 3,9 mil milhões de kwanzas
O Programa de Apoio ao Crédito (PAC) desembolsou cerca de 3,9 mil milhões de kwanzas em vários projectos inseridos no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
No briefing semanal, realizado nesta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, mostrou-se satisfeito com o grau de execução física e financeira dos projectos, que visam acelerar o fomento da produção nacional.
“Os projectos desembolsados no âmbito do PAC, no valor aproximado de quatro mil milhões, vão de encontro com a medida anunciada sobre a racionalização das divisas para a importação de determinados bens”, disse. Exemplificando, comentou que uma delas é na produção de farinha de milho, “que já temos toda capacidade instalada para produzir”.
Mário Caetano João argumentou não fazer “sentido disponibilizar divisas para importar bens que o mercado nacional pode produzir, com realce para as hortaliças”.
Desde 2019 até ao momento, foi desembolsado um total de 133,6 mil milhões de kwanzas ao sector produtivo, correspondentes a 59 projectos, tendo gerado 27 mil postos de trabalho.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...