Girabola Zap
Banco BAI
Covid-19

Nações Unidas vai discutir pandemia quinta-feira

07 Apr. 2020 Mundo

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai discutir a situação de pandemia, pela primeira vez, na quinta-feira (9), após semanas de impasse entre os seus membros, segundo fontes diplomáticas não identificadas pela AFP.

Nações Unidas vai discutir pandemia quinta-feira

Há uma semana, e após dias de impasse devido a divergências entre os membros permanentes do Conselho de Segurança, nove dos dez membros não permanentes – por iniciativa da Alemanha – reclamaram, formalmente, uma sessão devotada à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O pedido inclui a audição, nessa sessão, do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que já disse estar disponível para se reunir com o Conselho de Segurança para abordar a pandemia e o seu apelo a um cessar-fogo global.

A reunião agendada para quinta-feira vai decorrer à porta fechada, às 20:00 (hora de Luanda), segundo as mesmas fontes diplomáticas ouvidas pela AFP.

O Conselho de Segurança ainda não teve qualquer reunião consagrada à pandemia, nem avançou com uma declaração ou resolução comum.