Banco BAI
Em 2020

Presidente do Brasil visita Cabo Verde

09 Dec. 2019 Mundo

O ministro das Relações Exteriores do Brasil anunciou que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, visita Cabo Verde em 2020. Ernesto Araújo descreveu as relações entre os países como "excelentes".

Presidente do Brasil visita Cabo Verde

A posição foi assumida em declarações à Lusa por Ernesto Araújo depois de ter sido recebido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, no âmbito da visita de algumas horas que está a realizar a Cabo Verde.

“Sem dúvida. O presidente disse-me que quer muito vir no ano que vem a Cabo Verde”, afirmou o governante, acrescentando que a data da visita está já a ser concertada com o governo cabo-verdiano.

“Certamente seria um sinal muito claro dessa nossa prioridade, dessa nossa visão de aproximação”, insistiu Ernesto Araújo.

Em declarações à Lusa também no final da visita ao primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, confirmou igualmente a possibilidade da visita de Jair Bolsonaro ao país.

Vamos trabalhar [na articulação das datas]. Será um prazer para Cabo Verde, o Brasil é um país irmão. Nós temos relações históricas com o Brasil”, disse o governante cabo-verdiano.

O ministro Ernesto Araújo descreveu como “excelentes” as relações entre o Brasil e Cabo Verde.

Além de Cabo Verde, o ministro das Relações Exteriores brasileiro visita esta semana Senegal, Nigéria e Angola, com o intuito de debater temas relacionados com a defesa, segurança, comércio e investimento, anunciou na sexta-feira o governo do Brasil.