Profissionais de Compliance reúnem-se em Congresso em Luanda
A World Compliance Association, sedeada em Espanha juntou profissionais angolanos, portugueses, brasileiros e espanhóis para discutirem o tema ‘Compliance em Angola e no Mundo’. O encontro aconteceu na Academia BAI, em Luanda.
Com duração de dois dias, os temas em painéis levantaram acesos debates, onde o tema sobre ‘A boa Gestão e Governança’, com maior destaque. A Bonws Seguros, que partilhou o painel de oradores sobre ‘Compliance Corporativo’ com figuras do sector privado angolano, foi representada pela sua Directora de Compliance e Auditoria Interna, Suzana Horta.
O painel de oradores do evento contou com 25 profissionais que partilharam as suas experiências na matéria, o que tornou o congresso num evento de referência na agenda anual dos profissionais em Angola. “Acredito que a realização desta ação, com o intuito de reunir os profissionais da área para debater a importância das boas práticas de gestão empresarial, são bem vindas.
Apesar de o Compliance não ser uma novidade em Angola, é a primeira vez que se juntam especialistas num congresso para se debater o tema, o que demonstra crescimento, avanços e maturidade nesta matéria”, revela.
A Bonws Seguros acredita que a ética e boas práticas de gestão não devem ser parte integral de um manual, mas sim um ideal de governança que complemente o carácter do gestor. Temas como a corrupção, transparência na gestão, aplicabilidade das leis anti-corrupção e branqueamento de capitais foram analisados pelos profissionais.
O congresso contou com um programa estruturado em blocos temáticos que abrangeu diversos aspectos do Compliance, tais como: Prevenção de Corrupção, análise de risco, AML, due Deligences, Investigações, KYC, Whistleblowing, normativos ISO, entre outros ligados ao Compliance e a gestão de todos os sectores.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...