Recessão -4,4% até 2021
A consultora Focus Economics prevê que a recessão, em Angola, se fixe pelos -4,4% em 2020, uma perspectiva 0,4 pontos percentuais menos pessimista do que a última previsão de uma outra agência, a Fitch Solutions. O outlook negativo é explicado com o duplo choque da pandemia e dos preços baixos do petróleo.
Segundo analistas da consultora, por conta da pandemia, foi registado de Janeiro a Março uma contração de 1,8%, o triplo do ano passado. “A aceleração da queda da economia surgiu no seguimento de uma contração de dois dígitos no sector do comércio resultante do estado de emergência, que pesou duramente na actividade económica nacional.”
Apesar de constatar abrandamento da recessão no mês de Junho, a consultora explica que a tendência não permitirá crescimento positivo este ano.
Para o próximo ano, a consultora prevê que o PIB recupere em linha com a recuperação económica, ainda que mantenha um crescimento marginal” na ordem dos 0,6%. No entanto, “o aumento da dívida pública num contexto de desvalorização do kwanza e de perigo de incumprimento financeiro ameaça a estabilidade macroeconómica e prejudica a perspectiva de evolução da economia”, reconhece.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...