Standard Bank com negócios de 70,4 mil milhões de kwanzas
TÍTULOS. Sucursal do sul-africano Standard Bank Group fechou Fevereiro com maior montante negociado. Do total de 181,3 mil milhões, 38,8% pertence-lhe. E destronou o BFA da liderança, atirando- para a segunda posição. Banco Prestígio não entra na corrida pelo terceiro mês consecutivo.
O Standard Bank Angola (SBA) negociou, de 1 a 28 de Fevereiro, na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), 70,4 mil milhões de kwanzas, o valor mais alto do período e 424,11% acima do montante negociado no mês anterior, indica o relatório da Bolsa de Luanda.
A sucursal do Standard Bank Group esteve à frente das negociações nesse período, depois de a liderança, em Janeiro, pertencer ao Banco de Fomento Angola (BFA), que realizou negociações acima de 46,6 mil milhões de kwanzas (46.688.720,810.14). O BFA, no entanto, tem sido uma presença quase permanente no topo das negociações da Bolsa. Fechou 2018 com um volume de negociações acima de 719.062 milhões de kwanzas, representando cerca de 45,27% do valor negociado pela Bolsa. O SBA foi o segundo com uma taxa 22,44%.
Apesar de cair da liderança, o montante negociado pelo BFA é 61,88% superior ao realizado em Janeiro, quando as estatísticas apontavam para 28,8 mil milhões de kwanzas.
Alistaram-se para as negociações de Fevereiro 11 bancos: o SBA, BAI, BFA, Banco Bic, Keve, Millennium Atlântico, Económico, Prestígio, Caixa Angola, BNI e Banco Sol, além de uma entidade de intermediação e negociação, a Madz Global (ver gráfico). No total, foram negociados 181,3 mil milhões, dos quais apenas um banco e uma entidade de negociação, o Prestígio e a MadzGlogal, não contribuíram, já que desde Dezembro que não participam das negociações.
O SBA foi responsável individual por perto de 40% dos 181,3 mil milhões, considerando que as restantes margens são repartidas pelas 10 instituições bancárias que acorreram à sessão de Fevereiro.
Membros registados
Estão registados como membros da BODIVA cerca de 18 entidades, 16 das quais são bancos e duas são entidades de intermediação. Apenas o volume de negociação de 10 entidades foram contados nas estatísticas da BODIVA, como é o caso do BFA, do BAI, Standard Bank Angola, Banco Económico, BIC, Caixa Angola, BMA, BNI, Sol e o Keve.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública