Valor Económico

Valor Económico

Qual é a estratégia de captação de investimento, face à integração de Angola na lista cinzenta do GAFI? 
A inclusão de Angola na lista cinzenta do GAFI é um desafio enorme e todo desafio deve ser transformado em oportunidade, para conformamos todos os ‘itens’ em aberto. Na AIPEX, em colaboração com outras instituições governamentais, estamos a trabalhar para mitigar os efeitos sobre os investidores estrangeiros e nacionais. É fundamental reforçarmos a comunicação acerca dos avanços que Angola tem alcançado em termos de conformidade regulatória e combate ao branqueamento de capitais. Apesar das dificuldades, conseguimos demonstrar o comprometimento de Angola com as reformas necessárias, mantendo o interesse dos investidores em sectores estratégicos. Angola é um parceiro sério, com visão de longo prazo, devemos crescer de forma sustentável, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com reformas estruturais alinhadas às melhores práticas financeiras internacionais. 

BALANÇO. Números oficiais atestam que 2024 termina com um saldo negativo nos principais indicadores macroeconómicos. Na globalidade, a moeda só se desvalorizou e os preços só subiram. As reservas só caíram…

DISTINÇÃO. Aposta numa tentativa de viragem diplomática marcada por inúmeras incertezas e o forte ‘investimento’ na alteração do estatuto do MPLA para procurar manter-se à frente do partido, depois de 2026, para além da responsabilizacção pelo cenário de pobreza que grossa pelo País fora, estão entre as razões da escolha.