Qual é a avaliação que faz do sector agrícola do país em 2024?
O ano de 2024, a exemplo do que vinha acontecendo nos últimos anos, voltou a registar um aumento de produção que, de acordo com as estatísticas do Ministério da Agricultura, foi de cerca de 6%. Esse aumento na produção resulta, na minha opinião, de dois factores fundamentais: o aumento do peso político do sector agrícola, principalmente da agricultura familiar, que faz com que haja mais atenção e mais direccionamento financeiro para agricultura e, por outro, um maior envolvimento dos agricultores, quer familiares, quer empresariais na produção agrícola. Mas é preciso que nós sejamos realistas e pensarmos que esse aumento de cerca de 6% de produção anual é ainda muito pouco para as necessidades do país, quer estejamos a falar de necessidades alimentares e nutricionais, quer estejamos a falar de exportação, coisas fundamentais para que a agricultura tenha um maior papel na economia. Tudo que seja um aumento de produção inferior a 12 ou 15% é irrisório, não resolve os nossos grandes problemas.
Valor Económico
O Presidente do MPLA anunciou o rejuvenescimento do Comité Central e do Bureau Político e acredita que é o partido que dirige que está a “combater de facto a corrupção e a impunidade”.
SERVIÇOS. Técnicos também enfrentam dificuldades com a escassez de peças de reposição no mercado, o que faz com que optem por reinventar-se.
DESPESA. Autoridades inscreveram, no OGE em exercício, um programa direccionado à promoção do emprego e um visando o combate à pobreza. Com ambos, Governo previa gastar 158,775 mil milhões de kwanzas mas, até final Setembro, gastou apenas o correspondente a 15,3%. E mostra-se mais disponível a gastar com assistência.
BALANÇO. Produção dos mediadores mantém tendência de declínio. Como consequência, comissões cairam 24,10%. Sector segurador teve uma produção de 364,778 mil milhões de kwanzas à boleia dos segmentos doença, petroquímica e acidentes de trabalho.
PORQUE FALHAM OS NEGÓCIOS