Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu, durante a 122ª reunião da Comité de Política Monetária (CPM), reduzir em um ponto percentual a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, saindo de 18,5% para 17,5%, justificando a decisão com objectivo de “sinalizar a necessidade de uma maior dinâmica no mercado monetário interbancário”. A taxa Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez é dos instrumentos de controlo dos níveis de liquidez na economia. Quanto mais alta for a taxa, mais os operadores comerciais têm apetência em financiar operações do BNA.
Valor Económico
CRISE POLÍTICA. Estadista português anunciou a dissolução do parlamento, depois de o governo ter apresentado uma moção de confiança que foi chumbada e convocou eleições legislativas para o dia 18 de Maio.
Num cenário complexo de desafios socioeconómicos, Angola apresenta um passo significativo em direcção ao fortalecimento da protecção social. Lançado em 30 de Maio de 2020, o KWENDA - Programa de Fortalecimento da Protecção Social surge como uma resposta decisiva para mitigar os impactos da pobreza e promover a resiliência económica.
Representada por quadros seniores do Ministério das Relações Exteriores, a par de diversos países africanos, Angola está a participar desde esta terça-feira, na China, de uma reunião, cujo objectivo é abordar as medidas que visam a execução dos acordos assinados durante a Cimeira de 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realizada em Setembro. Por ocasião da Cimeira, a China anunciou um pacote de 360 mil milhões de yuans, correspondente a 51 mil milhões de dólares, dos quais 210 mil milhões de yuan (29,6 mil milhões de dólares) estão destinados a uma linha de crédito, 80 mil milhões de yuan (11,309 mil milhões de dólares) para assistência em diferentes formas e 70 mil milhões yuans (9,895 mil milhões de dólares) para o investimento através de empresas chinesas.
O Governo recuou e já não vai privatizar a gráfica Damer. O empreendimento faz parte da lista de activos que foram entregues ao Estado pelos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior ‘Kopelipa’ e Leopoldino Fragoso do Nascimento ‘Dino’, em Outubro de 2020.
O ESTADO DE EXCEPÇÃO NÃO PERMITE TUDO AO SR. INSTABILIDADE