As trocas comerciais entre Angola e China recuaram 8%, entre Janeiro e Outubro, passando de cerca de 18,951 para mais de 17,430 mil milhões de dólares.
Valor Económico
BCI fica com edifício do Big One por ordem do...
Penhora. Edificio foi penhorado no processo que se arrasta desde 2022, o juiz mandante do Tribunal de Comarca de Luanda pediu ao proprietário a não resistir e orientou a presença da policia nacional no local.
João Lourenço, Presidente da República e do MPLA
DISTINÇÃO. Aposta numa tentativa de viragem diplomática marcada por inúmeras incertezas e o forte ‘investimento’ na alteração do estatuto do MPLA para procurar manter-se à frente do partido, depois de 2026, para além da responsabilizacção pelo cenário de pobreza que grossa pelo País fora, estão entre as razões da escolha.
Qual é a avaliação que faz do sector agrícola do país em 2024?
O ano de 2024, a exemplo do que vinha acontecendo nos últimos anos, voltou a registar um aumento de produção que, de acordo com as estatísticas do Ministério da Agricultura, foi de cerca de 6%. Esse aumento na produção resulta, na minha opinião, de dois factores fundamentais: o aumento do peso político do sector agrícola, principalmente da agricultura familiar, que faz com que haja mais atenção e mais direccionamento financeiro para agricultura e, por outro, um maior envolvimento dos agricultores, quer familiares, quer empresariais na produção agrícola. Mas é preciso que nós sejamos realistas e pensarmos que esse aumento de cerca de 6% de produção anual é ainda muito pouco para as necessidades do país, quer estejamos a falar de necessidades alimentares e nutricionais, quer estejamos a falar de exportação, coisas fundamentais para que a agricultura tenha um maior papel na economia. Tudo que seja um aumento de produção inferior a 12 ou 15% é irrisório, não resolve os nossos grandes problemas.
O Presidente do MPLA anunciou o rejuvenescimento do Comité Central e do Bureau Político e acredita que é o partido que dirige que está a “combater de facto a corrupção e a impunidade”.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE