Ajuste directo domina contratações com 83% dos valores movimentados
A contratação simplificada continua a dominar a preferência dos órgãos públicos e, entre Janeiro e Agosto, liderou com 54,6% das contratações e cerca de 83% dos valores movimentados. Segundo cálculos do Valor Económico, com base nos boletins estatísticos do Serviço Nacional de Contratação Pública, no período, a instituição foi informada de cerca de 1.726 procedimentos de contratação pública, avaliados em mais de 4,333 mil milhões de kwanzas. O procedimento da contratação simplificada foi escolhido em 943 ocasiões, movimentando 3,590 mil milhões de kwanzas.

Por sua vez, o concurso público foi o segundo procedimento mais solicitado com 241 registos, correspondendo a 14%. Em termos de valores, este mecanismo movimentou cerca de 240,946 milhões de kwanzas, correspondente a 5,5%.
No que diz respeito aos critérios que terão determinado a escolha do procedimento, o ‘preço baixo’ liderou com 33,4% dos casos, enquanto a ‘proposta económica mais vantajosa’ terá motivado 32,4% das decisões. No entanto, em mais de 34% dos contratos não foram indicados os critérios que determinaram a escolha.
Entre os oito meses, Março registou o maior número de contratos informados ao Serviço Nacional de Contratação Pública, com um registo de 395, movimentando 68,523 milhões de kwanzas. E Janeiro lidera as estatísticas de valores com cerca de 1,749 mil milhões de kwanzas, resultante de 125 contratações, das quais 88 contratações simplificadas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
A crónica da nossa carência…