ORÇAMENTO. Deputados aprovaram despesa para 2025 que regista aumento de pouco mais de 4%, face ao orçamento que solicitaram em 2024. Comparado ao aprovado para o ano em curso, destaca-se o aumento da despesa que estimam ter com os seguros. Casa das Leis justifica-se com a necessidade de evitar dívidas.
Valor Económico
O hospital geral de Cacuaco, designado também como ‘Heróis do Kifangondo’, inaugurado pelo presidente da República, em Junho do presente ano, já apresenta diversas dificuldades para o normal funcionamento
AGRICULTURA FAMILIAR. Camponeses enfrentam perdas de mercadoria por deterioração por excesso de oferta de tomate. Unaca teme falta de investimentos para o próximo ano agrícola e lança um apelo.
Presidente João Lourenço aproveitou o seu discurso na 79.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque, Estados Unidos da América, para se queixar que muitos países têm “incompreensivelmente” dificultado a pretensão de Angola de ter acesso a fundos que terão supostamente sido desviados dos cofres do Estado e que se encontram sob controlo destes países.
Caos na recolha de dados do censo da população
PLANEAMENTO. Faltam meios para muitos recenseadores. Processo regista queixas de admissões duvidosas e falta de apoio alimentar constante. INE nega e diz que os meios estão garantidos a 100%. Há recolha de dados feita à mão, contrariando as garantias das autoridades. Faltam viaturas. Há quem questione a qualidade na recolha de dados que pode ameaçar todo o processo. Governo agravou erros detectados há 10 anos.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE