CNE
NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022

Acções das empresas de tecnologias em queda e Netflix perde 70%

06 Jul. 2022 Valor Económico Gestão

MERCADOS. Principais bolsas dos Estados Unidos da América indicam que as ações de tecnologia e linhas de cruzeiros tiveram o pior desempenho. Energia, saúde e consumo superaram.

Acções das empresas de tecnologias em queda e Netflix perde 70%

Durante o primeiro semestre de 2022, as ações de tecnologia e linhas de cruzeiros estiveram entre os piores desempenhos no Standard & Poor's 500 (índice de acções cotadas nas bolsas americanas). As empresas de energia, saúde e consumo viram as acções superarem, apesar dos crescentes temores de recessão.

Quase 400 acções do índice continuam negativas este ano, enquanto cerca de 150 caíram mais de 20%. A acção com pior desempenho este ano é a da gigante de streaming Netflix, que caiu mais de 70%, seguida pela empresa de comércio eletrónico Etsy (queda de 66%) e empresa de ortodontia Align Technology (queda de 63%).

Apesar da Federal Reserve lutar para aumentar as taxas de juros em uma tentativa de combater a alta inflação, as acções de tecnologia foram particularmente atingidas. A gigante de pagamentos digitais PayPal caiu mais de 60%, a dona do Facebook Meta caiu 51% e a fabricante de chips Nvidia, 48%. Outras quedas notáveis até agora neste ano incluem fabricantes tradicionais como Ford e General Motors, que caíram 46% e 45%, respectivamente, enquanto a fabricante de vacinas Moderna viu as acções caírem 44%.

Por outro lado, as empresas de energia são as que viram as suas acções apresentarem melhores desempenho no S&P 500 por conta do aumento nos preços do petróleo e do gás este ano, situação motivada pela guerra na Ucrânia, sendo que a acção com melhor desempenho é a da Occidental Petroleum, uma das favoritas do investidor bilionário Warren Buffett, que vem adicionando acções nos últimos meses.

Outras empresas de energia também viram os preços das suas acções dispararem, incluindo Hess (até 44%), Valero Energy (42%), Exxon Mobil (mais de 40%) e Halliburton (37%). Para além do sector de energia, as empresas de saúde tiveram bom desempenho, como a Vertex Pharmaceuticals e Bristol-Myers Squibb entrando no top 20 e subindo 27% e 23%, respectivamente.

Houve ainda ganhadores notáveis que incluem a cervejaria Molson Coors (até 18%), a fabricante de videogames Activision Blizzard (16%), a operadora de saúde Cigna (15%) e a gigante de telecomunicações T-Mobile (15%). Várias empresas aeroespaciais e de defesa também saltaram em 2022, à medida que os EUA continuam a aumentar a ajuda militar à Ucrânia em meio à invasão da Rússia, com empresas como Northrop Grumman a subirem quase 20% e a Lockheed Martin em 17%.