AIA anuncia investimento de 40 milhões de dólares no comércio rural
Associação Industrial de Angola (AIA) anunciou que o Governo vai investir, através de uma linha do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), 40 milhões de dólares para reactivar a rede de comércio rural, visando incentivar a produção agrícola familiar nas comunas e aldeias.
À imprensa, José Severino, presidente da AIA, sublinha que a proposta foi criada pela associação que dirige e que o Governo a aprovou sem reservas. O PAC é um programa concebido pelo Governo há mais de nove meses, mas a sua implementação tem-se revelado tímida. Entretanto, face à imobilização dos recursos financeiros já existentes, a AIA sugeriu a criação de um fundo circulante, cuja verba deverá sair do PAC, visando activar o comércio e a produção rural.
Entre outras, o programa prevê a concepção de crédito a seis mil comerciantes, sendo que cada operador poderá beneficiar de cinco milhões de kwanzas. Para beneficiar do crédito, os comerciantes deverão passar pelo crivo dos administradores municipais, sendo que o empréstimo será realizado mediante uma garantia de confiança.
O programa foi concebido essencialmente para a produção de milho, feijão, massango, massambala, trigo e café. José Severino acredita que o fundo será permanente, sublinhando haver poucas chances de risco sobre o fundo.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...