Assembleia Nacional aprova Manuel Tiago Dias para governar BNA. UNITA abstém-se
A Assembleia Nacional aprovou a nomeação de Manuel Tiago Dias, indicado pelo Presidente da República, como governador do Banco Nacional de Angola (BNA).
Manuel Tiago Dias foi hoje ouvido pelos deputados da 5.ª e 1.ª comissões de trabalho especializadas da Assembleia Nacional, que aprovaram a sua nomeação num relatório parecer conjunto, que será remetido ao Presidente da República, João Lourenço.
O relatório teve 24 votos a favor, cinco abstenções e nenhum voto contra. numa nota divulgada na página da Assembleia Nacional, os deputados justificaram a aprovação do antigo vice-governador do BNA com o facto de ter "competência técnica", “conhecimento e capacidade de gestão”.
A UNITA absteve-se da votação, por não concordar com a política de câmbio flutuante, que segundo a deputada Mihaela Webba, continuará a ser seguida pelo BNA, independentemente da nomeação. Já o vice-presidente da Comissão de Economia e Finanças, deputado Manuel da Cruz Neto declarou que as decisões sobre as políticas desenvolvidas pelo BNA não dependem apenas de quem o dirige, mas de um órgão colegial.
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...