BNA promove acções de educação financeira no Uíge
Banco Nacional de Angola (BNA) está a promover, no Uíge, actividades de sensibilização sobre educação financeira, actividade enquadrada no Programa de Educação e Inclusão Financeira e que decorre de 17 a 21 do mês em curso.
Estão a ser realizadas várias iniciativas, como seminários em que o público alvo está a ser instruído sobre temas como o processo de abertura de contas simplificadas, a gestão de finanças pessoais para a formação do patrimônio familiar, o orçamento familiar e a importância do agente bancário e de pagamentos.
O programa prevê a realização de campanhas de sensibilização nos mercados municipais, para a abertura de contas simplificadas, incluído a ‘conta Bankita’, destinada, no acto em concreto, aos vendedores e microempreendedores dos sectores de actividade económica da província.
O Programa de Educação e Inclusão Financeira do BNA (PEIF) foi criado em 2011 e visa, essencialmente, a concepção, implementação, monitoramento e avaliação de acções que promovam a educação e a inclusão financeira da população.
André Songue, técnico do Departamento de Inclusão Financeira do BNA, avança que já foram abertas mais de 1,3 milhões de contas bancárias ‘Bankita’, entre 2011 e 2022, nos diversos bancos comerciais que operam no país, no âmbito do programa de educação e inclusão financeira.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública