Dívida externa encolhe 5% para os 47,9 mil milhões USD
DINHEIRO. Dívida para com instituições como o Banco Mundial, FMI, BAD e outras contrariou a tendência de redução da generalidade da dívida, com verificação de aumentos. ‘Kilapi’ com os Estados Unidos é o mais alto dos últimos 12 anos.
A dívida externa, incluindo os atrasados, encolheu cerca de 5% para os 47,9 mil milhões de dólares, nos primeiros seis meses do ano, face ao período homólogo, em que ficou contabilizada em 50,4 mil milhões de dólares, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA).
Excluindo os atrasados, a dívida é fixada em 47,5 mil milhões, com o encolhimento a ser influenciado pela redução de 6,27% na dívida comercial, distribuída entre bancos (títulos e obrigações) e empresas, que teve um decréscimo de 2,3 mil milhões, estando fixada agora em 34,5 mil milhões de dólares. Ou seja, a dívida comercial representa 72,1% do total da dívida pública externa.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública