Levantamento diário cumulativamente nos ATMs passa para 180 mil kwanzas
O limite diário de levantamento de dinheiro, cumulativamente, com cartões nos Caixas Automáticos (CA), vulgo ATMs, e Terminais de Pagamento Automáticos (TPA), passa a ser de 180 mil kwanzas.
Anteriormente este valor estava fixado em 150 mil kwanzas. De acordo com um instrutivo do Banco Nacional de Angola (BNA), consultado pelo VE, o limite diário de levantamento nos CA permanece nos 120 mil kwanzas, tal como tinha sido estabelecido pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), em Setembro do ano passado.
O montante máximo diário para transferências iniciadas por cartão passa a ser de 9 milhões de kwanzas. Já o de compras iniciadas por cartão, em TPA, é fixado em 12 milhões de kwanzas.
O valor máximo diário de pagamentos é fixado em 30 milhões de kwanzas, revela o documento
A cobrança de comissões aos comerciantes, nas operações de compra com o cartão multicaixa de valor superior a dois mil Kwanzas, não deve exceder 1% do valor da compra, sendo que esta comissão não pode exceder o montante de doze mil Kwanzas.
Já o valor máximo da comissão de serviço a ser cobrada por cada operação de consulta de saldo e consulta de movimentos em CA, quando estas são realizadas em papel, é de 20 Kwanzas. O mesmo valor é aplicado também às operações de levantamento.
As novas regras entram em vigor no próximo mês.
Zénu dos Santos renuncia ao indulto de João Lourenço e aponta “equívoco...