BNA

Levantamento diário cumulativamente nos ATMs passa para 180 mil kwanzas

11 Jan. 2025 Valor Económico Europa

O limite diário de levantamento de dinheiro, cumulativamente, com cartões nos Caixas Automáticos (CA), vulgo ATMs, e Terminais de Pagamento Automáticos (TPA), passa a ser de 180 mil kwanzas. 
 

Levantamento diário cumulativamente nos ATMs passa para 180 mil kwanzas

Anteriormente este valor estava fixado em 150 mil kwanzas. De acordo com um instrutivo do Banco Nacional de Angola (BNA), consultado pelo VE, o limite diário de levantamento nos CA permanece nos 120 mil kwanzas, tal como tinha sido estabelecido pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), em Setembro do ano passado.  
O montante máximo diário para transferências iniciadas por cartão passa a ser de 9 milhões de kwanzas. Já o de compras iniciadas por cartão, em TPA, é fixado em 12 milhões de kwanzas.  
O valor máximo diário de pagamentos é fixado em 30 milhões de kwanzas, revela o documento
A cobrança de comissões aos comerciantes, nas operações de compra com o cartão multicaixa de valor superior a dois mil Kwanzas, não deve exceder 1% do valor da compra, sendo que esta comissão não pode exceder o montante de doze mil Kwanzas.  
Já o valor máximo da comissão de serviço a ser cobrada por cada operação de consulta de saldo e consulta de movimentos em CA, quando estas são realizadas em papel, é de 20 Kwanzas. O mesmo valor é aplicado também às operações de levantamento. 
As novas regras entram em vigor no próximo mês.