PDN deverá ser aprovado com metas de difícil concretização
PROJECÇÃO. Para 2024 está projectada uma taxa de inflacção de um dígito, enquanto o crescimento da economia está estimado em cerca de 3,96%.
O Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) para o período 2023/2028 deverá ser aprovado entre a última semana de Agosto e a primeira quinzena de Setembro, segundo fonte próxima ao processo. O documento, entretanto, traz indicadores de difícil alcance o que indicia que exigirá uma revisão em baixa por altura da avaliação que está prevista para 2025.
A forte possibilidade de uma revisão menos optimista tem como base os défices do ano de partida, no caso 2023, cujas previsões no documento indicam que terminaria com um PIB real avaliado em cerca de 121 mil milhões de dólares, que passaria para 126 mil milhões de dólares em 2024. Por outro lado, para o segundo ano de vigência do Plano, a previsão de crescimento é de 3,96%, sendo que para o ano em curso o crescimento previsto é de 3,30%.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública