Girabola Zap
Banco BAI
Em 2019

Subsídios às empresas públicas aumentam 20%

Os subsídios operacionais das empresas públicas aumentaram o ano passado 20%, o que significa um incremento de 6,11 mil milhões de kwanzas em vez dos anteriores 29,91 mil milhões de kwanzas pagos em 2018.

Subsídios às empresas públicas aumentam 20%

Os subsídios são transferidos anualmente a um conjunto de 12 empresas que pertencem ao sector empresarial público (SEP), com o “propósito de fazerem face às despesas correntes essenciais, sobretudo, o pagamento de salários”.

Os dados constam do relatório agregado sobre o SEP disponibilizado pelo Igape, que dá conta de que os aumentos verificados têm como base o surgimento da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e o ajustamento salarial em duas empresas de comunicação social.  

As actividades operacionais agregadas das empresas do SEP em 2019 tiveram um resultado operacional de 211,7 mil milhões, valor inferior em 55,3%, comparativamente ao registado em 2018.

O universo do SEP integra 86 empresas, distribuídas por 70 públicas, 10 de domínio público e seis participações minoritárias. Os sectores da Energia e Águas, Transportes e Agricultura e Pescas constituem o maior peso da carteira, com 24%, 20% e 10%, respectivamente.

X