APP VE
Combustíveis

Trafigura volta a fornecer gasóleo

DERIVADOS DE PETRÓLEO. Empresa participada pelo general Dino deteve o monopólio do negócio durante anos, mas perdeu o ano passado.

Trafigura volta a fornecer gasóleo

A Trafigura é a empresa vencedora do concurso público para fornecer gasóleo e gasóleo marinho nos próximos doze meses, segundo comunicado da Sonangol que dá conta ainda que a Totsa- Total Oil Trading reconquista o direito de fornecimentos da gasolina.

Segundo a petrolífera “o lançamento do concurso foi realizado no dia 27 de fevereiro de 2019” e foram convidadas 29 empresas para a presentação de propostas para o fornecimento de gasolina, gasóleo e gasóleo marinho, incluindo as actuais fornecedores, vencedoras do concurso do ano passado.

No entanto, apenas nove companhias apresentaram propostas, num grupo, onde além das vencedoras do concurso passado e da DT Group (Trafigura), faziam parte a BB Energy, BP, ETS (ENI), Gunvor, Litasco e a Vitol. “Após a fase de clarificações e negociações foi efectuada uma avaliação de economicidade das propostas, que resultou na adjudicação de 3 (três) contratos a 2 (dois) fornecedores”, lê-se no comunicado. Assim, a Trafigura recupera o negócio que perdeu o ano passado, depois de vários de monopólio na sequência do primeiro concurso público realizado pelo Governo para a contratação de fornecedores de gasolina e gasóleo. Sorte diferente teve a Vitol que, durante anos, deteve o monopólio do fornecimentos de gasolina que perdeu, no concurso passado, para a Totsa-Total.

“Importa realçar que, com os resultados alcançados no concurso realizado, fica assegurado o fornecimento dos referidos produtos para os próximos 12 meses, cumprindo-se, assim, as superiores orientações para que o mercado veja as suas necessidades satisfeitas sem oscilações”, sublinha a Sonangol.