KWIK
CONFEDERAÇÃO ESPERA UMA PRÓXIMA CAMPANHA MELHOR

UNACA destaca aumento da produção, mas diz que maioria da agricultura ainda é feita de “enxadas e catanas”

A Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuária de Angola (Unaca) destacou o “ligeiro aumento” de 8,5% da produção na campanha agrícola 2024/2025, mas lembrou que os “problemas” e “dificuldades” dos camponeses continuam os mesmos.  

UNACA destaca aumento da produção, mas diz que maioria da agricultura ainda é feita de “enxadas e catanas”

De acordo com indicadores provisórios do Ministério da Agricultura e Florestas, na última campanha, foram produzidas mais 2,3 milhões de toneladas, quando, na época 2023/2024, a produção foi de 28,1 milhões de toneladas. A maioria das culturas registou um ligeiro aumento.

O vice-presidente da Unaca, José Luís, nota que os camponeses ainda não conseguem ter acesso às ferramentas necessárias para produzirem. 

Apesar da evolução registada ao longo dos anos na agricultura, a produção da maioria dos camponeses em Angola continua a ser por meios arcaicos como a catana e enxada. A aquisição de fertilizantes e sementes também é outra dificuldade que continua campanha após campanha. “Somos parceiros privilegiados do Governo e temos estado a apresentar essas dificuldades ao Ministério da Agricultura e Florestas, mas entendemos que eles têm outras prioridades também que incluem os empresários e fazendeiros”, explica. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.