INDÚSTRIA. Um novo projecto empresarial, de iniciativa privada, deverá arrancar, nos próximos meses, em Luanda. Trata-se da Energitec, vocacionada para o fabrico e montagem de contadores de energia eléctrica.
António Nogueira
INVESTIMENTOS. Pelo menos quatro empresas de origem estrangeira terão sido já sondadas pela Sonangol para viabilizar o projecto de construção da refinaria do Lobito, chegaram a ser firmados acordos mas nenhum foi avante. Negócio com indianos pode ser ensombrado por acordos passados não cumpridos.
AVIAÇÃO. A crise cambial que afecta o país está a ser encarada como o principal factor que poderá levar diversas companhias a reduzir as frequências para a Angola.
Sector produtivo com incentivos especiais
BENEFÍCIOS FISCAIS. Para projectos de investimento privado de particular relevância para a economia nacional, nomeadamente no capítulo de geração de emprego, entre outros factores, a nova LIP prevê a concessão de benefícios fiscais extraordinários.
FINANÇAS PÚBLICAS. Os níveis do endividamento público do país têm estado a aumentar nos últimos anos. Depois de, em 2015, ter representado um peso de 46,9% na economia, os dados oficiais indicam que o stock da dívida governamental deverá atingir este ano 49,7% do Produto Interno Bruto (PIB).
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública