CNE
PUBLICIDADE

132 Equipas enfrentam-se na Final Global do Concurso Huawei TIC 2021-2022

A Final Global Concurso Huawei TIC 2021-2022 começou hoje na Base Bantian de Huawei em Shenzhen, China. O concurso deste ano, focou-se nos temas "Conexão - Glória - Futuro" e com o slogan "I.C. O Futuro", atraiu 150.000 estudantes que representaram mais de 2000 universidades e colégios em 85 países e regiões. Um total de 132 equipas de 43 países e regiões chegaram às finais globais depois de terem lutado nas respectivas competições a nível nacional e regional. A Huawei acolhe anualmente o Concurso TIC para fornecer aos estudantes uma plataforma para competir e trocar ideias, melhorar os seus conhecimentos em TIC’s e competências práticas, e promover as suas capacidades de inovação através de usos de novas tecnologias e plataformas.

132 Equipas enfrentam-se na Final Global do Concurso Huawei TIC 2021-2022

Este ano marca o sexto ano do Concurso Huawei de TIC. Há três fundamentos para o concurso: Prática, Inovação e Indústria, com a secção Prática dividida em duas sub-divisões, Rede e Nuvem. Nestas subdivisões são postos à prova os conhecimentos de TIC’s dos estudantes, competências práticas, e trabalho de equipa. Em comparação, a subdivisão de Inovação tem estudantes a construir soluções com valor social e empresarial significativo utilizando tecnologias como a IA, IoT, grandes dados, nuvem e Internet móvel. Finalmente, a subdivisão da Indústria recentemente introduzida este ano concentra-se em cenários rodoviários inteligentes para encorajar os estudantes a resolver desafios reais da indústria e a fornecer valor empresarial através de soluções inovadoras utilizando o seu conhecimento das TICs e da indústria. A Final Global deste ano serão realizadas online devido à pandemia em curso. A Prática Final consiste em exames de laboratório de 8 horas e a Prática Final de Inovação e Indústria consistirá em apresentações das equipas participantes sobre as suas soluções  perguntas e respostas de acompanhamento por parte dos juízes. Além disso, os participantes deste ano serão os primeiros a competir a uma nova série de Prémios Mulheres em Tech(TICs), que foram concebidos para homenagear o talento notável demonstrado pelas jovens líderes femininas na competição.

Concurso Huawei TIC 2021-2022 Cerimónia de Abertura das Finais Globais

Steven Zhu, Presidente de Desenvolvimento de Parceiros e Vice-Presidente de Desenvolvimento e Vendas de Parceiros Globais da Huawei Enterprise, deu início à cerimónia de abertura dizendo: "O desenvolvimento da indústria das TICs vai exigir um grande número de peritos altamente qualificados em TICs. A Huawei está a tentar construir educação, indústria, e talento público de ecossistemas, ao mesmo tempo  melhorar as competências digitais em toda a sociedade, para que a nossa indústria possa florescer. Sendo uma parte importante dos esforços da Huawei para construir um ecossistema de talentos educativos, a competição é essencial para promover uma educação equitativa e de alta qualidade.

Steven Zhu discursando no Concurso Huawei de TIC’s 2021-2022 Cerimónia de abertura da Finais Globais

Peter Wells, Chefe da Secção de Ensino Superior da UNESCO, também falou no evento através de uma mensagem vídeo elogiando a capacidade do concurso de dar aos estudantes de todo o mundo acesso gratuito a cursos e materiais de estudo, como parte da sua preparação para o concurso. Concluiu o seu discurso abordando sobre como espera que a UNESCO e Huawei trabalhem em conjunto para melhorar as competências digitais e a literacia tecnológica dos talentos globais, promover o desenvolvimento equilibrado e equitativo entre regiões, e fazer a ponte entre as divisões digitais em todo o mundo.

Mensagem em vídeo de Peter Wells para o Concurso Huawei de TIC’s 2021-2022 Cerimónia de Abertura das Finais Globais

Finalmente, Sun Gang, Director de Desenvolvimento do Ecossistema de Talentos de Huawei, marcou sua presença no local e no o discurso de encerramento da cerimónia desejou boa sorte aos concorrentes, reiterando que esperava ver como os estudantes mostrariam os seus conhecimentos e competências em TIC’s, e encorajou-os a usar as TIC’s para transformar as nossas vidas, criar um futuro digital melhor e contribuir para o desenvolvimento humano.

Sun Gang discursando para os participantes no Concurso Huawei TIC 2021-2022 Cerimónia de Abertura da Final Global.     

A Competição foi muito disputada, com as sete equipes a seguir ganhando o Grande Prêmio para a Network Track of the Practice Competition: Equipe da Faculdade Técnica de Comunicações de Wuhan, Equipe da Faculdade de Engenharia Eletrônica de Chongqing, Equipe 2 da Nigéria, Equipe da Universidade Normal de Yangtze, Universidade de Jiangxi da Equipe de Tecnologia Profissional de Software, Equipe do Egito e Equipe 1 da Nigéria. As quatro equipes que levaram para casa o Grande Prêmio da Competição de Prática em Nuvem foram a Equipe da Argélia, a Equipe 1 da Malásia, a Equipe do Brasil e a Equipe da Faculdade de Comércio de Guangzhou, enquanto as três equipes premiadas com o Grande Prêmio do Concurso de Inovação foram a Equipe da Universidade Jiaotong de Pequim, a Equipe da Universidade de Xiamen e a Equipe da Universidade de Salahaddin. Finalmente, o vencedor do Grande Prêmio do Concurso da Indústria foi a Equipe de Inspeção Futurista da Universidade do Sudeste do Brazil.

Sobre a Huawei

Fundada em 1987, a Huawei é um fornecedor líder mundial de infra-estruturas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. Temos 195.000 funcionários e operamos em mais de 170 países e regiões, servindo mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo. A nossa visão e missão é levar o digital a cada pessoa, casa e organização para um mundo totalmente conectado e inteligente. Para tal, trabalharemos para uma conectividade ubíqua e um acesso inclusivo à rede, lançando as bases para um mundo inteligente; fornecer um poder computacional diversificado onde for preciso, quando for preciso, para trazer nuvem e inteligência aos quatro cantos do mundo; construir plataformas digitais para ajudar todas as indústrias e organizações a tornarem-se mais ágeis, eficientes e dinâmicas; e redefinir a experiência do utilizador com IA (Inteligência Artificial), tornando-a mais inteligente e personalizada para as pessoas em todos os aspectos da sua vida, quer estejam em casa, em viagem, no escritório, a divertir-se, ou a fazer exercício físico. Para mais informações, visite o site oficial da Huawei: www.huawei.com