Afreximbank investe 1.500 milhões de dólares para industrialização
O Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) acordou com Angola um financiamento de 1.500 milhões de dólares para a importação de bens de consumo e projectos de industrialização no sector privado.
De acordo com despachos a que a Lusa teve acesso, Angola vai assinar dois acordos de financiamento com o Afreximbank, um no valor de 500 milhões de dólares, e outro no valor de mil milhões de dólares.
O primeiro, de acordo com o resumo, servirá para financiar a "importação de bens de consumo para os sectores da Defesa, Interior, Saúde e Segurança do Estado", enquanto o segundo servirá "para o financiamento de projectos de industrialização do país, no sector privado".
Desde 2016, o Afreximbank já financiou Angola no valor de 1.400 milhões de dólares, a que se juntam mais 2.000 milhões de dólares até 2020, disse o director do departamento de avaliação do crédito, Samuel Loum, numa entrevista em Abuja, em Julho.
Na altura, adiantou ainda que 500 milhões de dólares seriam desembolsados ainda este ano.
O Afreximbank é um banco de apoio ao comércio, exportações e importações em África e foi criado em Abuja, em 1993. Tem um capital de mais de 10 mil milhões de dólares.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...