AIBA prevê arrecadar 750 milhões USD
A Associação das Indústrias de Bebidas de Angola (AIBA), prevê arrecadar 750 milhões de dólares norte-americanos, nos próximos cinco anos, com a exportação de bebidas do país para o resto do mundo.
Para a concretização desse desafio, a AIBA está a trabalhar na elaboração de um projecto sustentável de exportação, visando levar as marcas das bebidas angolanas no exterior do país, mormente para a região Austral de África, de acordo com o seu presidente, Manuel Sumbula.
O responsável, que falava à imprensa, durante a primeira gala de homenagem às empresas de bebidas, informou que, actualmente, a produção desta área ronda os 1.200 milhões de litros por ano, o que representa uma facturação anual de mais de 450 mil milhões de kwanzas.
Quanto aos postos de trabalho, Manuel Sumbula avançou que, num universo de 14 mil empregos directos e 45 mil indirectos, as empresas de bebidas registaram a perda de pelo menos seis mil empregos, nos últimos dois anos, devido ao impacto da crise financeira mundial, agravada pela pandemia da covid-19.
Em quase sete anos, desde a criação da Associação, as empresas de bebidas já investiram mais de mil milhões de dólares norte-americanos, na construção, ampliação e apetrechamento de unidades fabris.
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...