ANGOLA GROWING
Nas Fronteiras

Angola e RDC querem regular comércio petrolífero

Os Ministérios dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola e da República Democrática do Congo (RDC) acordaram que é necessário a criação de uma comissão interministerial alargada com a finalidade de propor um mecanismo de regulação sobre o comércio de produtos petrolíferos na fronteira entre os dois Estados.

 

Angola e RDC querem regular comércio petrolífero

A intenção foi manifestada durante uma reunião em Kinshasa na RDC, que visou essencialmente analisar a problemática do uso reciproco das águas territoriais dos dois países, durante as campanhas sísmicas e exploração e produção de hidrocarbonetos na zona marítima.

A reunião foi presidida pelos ministros dos recursos minerais de Angola, Diamantino Azevedo, e Aimé NGOIMUKENA Lusa-Diese, da RDC.

Segundo a página de uma rede social do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, os dois países criaram a comissão de peritos que deverá reunir em Luanda, dentro de 15 dias, para tratar e propor soluções adequadas à questão do uso recíproco das águas territoriais dos dois países, durante a aquisição sísmica.

Determinaram ainda criar um Grupo de Trabalho para examinar a exploração e produção de hidrocarbonetos ao longo da Zona Marítima.