RELATÓRIO DO ANO PASSADO

Angola mantém classificação negativa no ranking dos países mais corruptos do mundo

12 Feb. 2025 Economia / Política

CORRUPÇÃO. Em grupo dos países que ocupavam a 121ª posição em 2023, apenas Angola não conseguiu despontar na classificação em 2024. Cabo Verde é o país com melhor classificação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Angola mantém classificação negativa no ranking dos países mais corruptos do mundo

O Índice de Perceção da Corrupção (IPC) de 2024 da organização não-governamental Transparência Internacional, com sede em Berlim, Alemanha, mantém Angola na 121ª posição entre os países percecpionados como os mais corruptos do mundo, face a 2023, numa escala de 180 países e territórios. 

A pontuação do ranking varia de zero a 100, sendo zero a atribuição para os países mais corruptos e 100 para os menos.

No grupo dos países que ocupavam a 121ª posição de 2023 (Angola, Mongólia, Peru e Uzbequistão), apenas Angola não conseguiu despontar na classificação em 2024. Pelo contrário, Angola recuou um ponto, ao sair dos 33 para os 32 pontos. 

Conforme o relatório, Cabo Verde, com 62 pontos, é o país com melhor classificação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), seguido por Portugal, com 57 pontos. A Guiné-Bissau é o país de língua portuguesa com maior percepção de corrupção. Nesse universo, a Guiné-Bissau ocupa a 158ª posição, tendo perdido um ponto em relação ao ano passado, enquanto Moçambique manteve a 146ª posição.

Apesar de ser dos melhores posicionados na CPLP, Portugal piorou este ano a sua posição no Índice de Perceção da Corrupção, sendo um dos piores da Europa Ocidental.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.