Angola participa no Conselho Executivo da União Africana
Uma delegação angolana está a participar, de hoje (14) até amanhã (quinta-feira), na 20.ª Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da União Africana, em Addis-Abeba, Etiópia, para preparar a 11.ª Cimeira Extraordinária sobre Reformas da União Africana, a decorrer de 17 a 18 de Novembro (sábado e domingo), naquele país.
Para o Conselho Executivo, a comitiva angolana é chefiada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, Tete António, refere uma nota da Representação Permanente de Angola junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA).
A Reforma da Comissão da União Africana (CUA), o Mandato da Agência de Desenvolvimento da UA (AUDA), a Divisão do Trabalho entre a UA, Comunidades Económicas Regionais, Organizações Continentais e os Estados Membros, bem como Fortalecimento do Mecanismo Africano de Avaliação pelos Pares (MAAP), fazem parte dos debates.
Em análise estarão também um documento sobre o Fortalecimento do Conselho de Paz e Segurança, Informação actualizada sobre o Financiamento da União, Apresentação e Trocas Pontos de Vista sobre as Propostas de Reforma do Parlamento-Panafricano, Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos e da Comissão Africana dos Direitos Africanos e dos Povos.
A 11.ª Sessão Extraordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governos da União Africana terá lugar de 17 a 18 de Novembro, precedida pela 20.ª Sessão Extraordinária do Conselho Executivo (14 a 15) e pela Reunião do Comité de Representantes Permanentes (5 a 6).
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...