Banca comercial compra 22% de dólares a mais em Novembro
Volume de dólares comprados atingiu pouco mais de 850 milhões de dólares, indicam dados do Banco Nacional de Angola divulgados em finais de Dezembro.
Os bancos comerciais compraram, em Novembro, 859 milhões de dólares, dos quais 785 milhões ao Banco Nacional de Angola (BNA) e os remanescentes 74 milhões, aos seus clientes, o que comparativamente ao mês anterior representou um aumento de 22,7 %.
A informação consta do relatório da última reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do BNA, realizado a 29 de Dezembro, onde se destaca igualmente que a inflação dos últimos 12 meses situou-se em 27,76%, contra 28,96% no mês anterior e 41,15% no período homólogo de 2016.
Apesar da queda registada na inflação no mês de Novembro, o CPM decidiu manter a Taxa Básica de Juro, também designada Taxa BNA, em 18% ao ano e a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez (Overnight) em 20% ao ano, devido as “pressões inflacionárias” que ainda se mantêm.
Em Outubro, segundo ainda os dados do CPM, a banca comercial comprou um total de 700 milhões de dólares, dos quais 609 milhões ao BNA e o restante aos respectivos clientes, o que, na altura, representou uma redução de 32,5% comparativamente ao mês anterior.
A próxima reunião do CPM do BNA está prevista para o próximo dia 29 do mês em curso, de acordo com a agenda de trabalho do órgão em causa.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...