Banco BAI
Em 2020

Banco de França vai testar moeda digital

05 Dec. 2019 Mundo

O governador do Banco de França anunciou o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa.

Banco de França vai testar moeda digital

Numa conferência em Paris, François Villeroy de Galhau destacou que a chamada Moeda Digital do Banco Central é um dos grandes desafios do sistema monetário e financeiro internacional.

A partir de agora e até ao fim do primeiro trimestre de 2020 serão lançados vários projectos com a intenção de testar a utilização da moeda em operações inovadoras entre agentes do sector financeiro, indicou, citado pela agência Efe.

Esta iniciativa surge depois de terem sido divulgados projectos privados como o do Facebook, que anunciou em Junho o lançamento da criptomoeda, a Libra, previsto para 2020.

Em Outubro, o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, indicou que a França, a Itália e a Alemanha estão a preparar em conjunto medidas para interditar na Europa a criptomoeda do Facebook.

“A Libra não é bem-vinda em território europeu. Estamos a tomar medidas, com os italianos e os alemães, porque é a nossa soberania que está em jogo”, declarou o ministro, numa conferência de imprensa à margem das reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, nos EUA.