BNA aumenta venda de divisas
O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, na última semana, aos bancos comerciais o montante de 265, 7 milhões de euros, um acréscimo de 196,5 milhões em relação à semana anterior em que foram vendidos 69,2 milhões de Euros.
De acordo com uma nota de imprensa publicada na segunda-feira, no seu website, o BNA refere que para cobertura de necessidades das empresas prestadoras de serviço ao sector petrolífero foi destinado 35,8 milhões de euros em leilão de preço, enquanto aos ministérios das Pescas, Agricultura, Indústria e Transporte o valor fixou-se em 100,5 mil euros.
Do total vendido, 44,8 milhões euros foram para a cobertura de responsabilidades externas do Banco de Poupança Crédito (BPC), 36,1 milhões de euros para operações diversas, 17,9 milhões para particular, relacionadas com ajuda familiar, viagens, saúde, educação e remessas de dinheiro e 17,9 milhões para cartões de crédito e de débito de marca internacional.
Para a cobertura das necessidades de salários de não residentes, o BNA colocou 9,0 milhões, enquanto para pagamento de bolseiros, no exterior, o montante foi de 3,5 milhões euros.
A taxa de câmbio média de referência de venda do euro do mercado cambial primário, apurada ao final da semana, foi de EUR= 186,263 kwanzas.
Para a gestão corrente do Tesouro Nacional, o BNA, enquanto operador do Estado, colocou no mercado primário Títulos do Tesouro no montante de 36,9 mil milhões de kwanzas, sendo 21,4 mil milhões kwanzas em Bilhetes do Tesouro (BT) e 15,5 mil milhões kwanzas em Obrigações do Tesouro (OT).
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública