ZUNGUEIRA
MERCADO DE EVENTOS EM EXPANSÃO

Cerimonialistas facturam até 1 milhão de Kwanzas

SERVIÇOS. Crescente procura por serviços profissionais de organização de eventos e casamentos impulsiona um novo nicho de mercado, com jovens empreendedores a encontrarem nesta actividade uma solução para o desemprego e dificuldades financeiras.

Cerimonialistas facturam até 1 milhão de Kwanzas

segmento de organização de eventos, popularmente conhecido pela figura do ‘Cerimonialista’, tem demonstrado um notável dinamismo, segundo apurou o Valor Económico. Estes profissionais são responsáveis pela coordenação integral de um evento, desde a contratação e gestão de fornecedores (decoração, buffet, fotografia) até ao controlo orçamental. Relatos de homens e mulheres que actuam na área indicam que a facturação mensal varia entre 500 mil e 1 milhão de kwanzas. Ana Domingos de 28 anos, que iniciou como Mestre de Cerimónias e migrou para Cerimonialista por incentivo dos clientes, investiu 50.000 kz na formação e actualmente factura cerca de 1.000.000 kz mensalmente. António João (30), formado em Comunicação Social, viu na actividade uma forma de obter maiores ganhos do que como Mestre de Cerimónias, registando receitas de 500.000 kz. Nazareth da Conceição (33), é especializada em festas infantis, área onde consegue facturar entre 750.000 e 800.000 Kz. A rentabilidade do negócio é confirmada por Ricardo Mateus (35), há 5 anos na área, que factura 700.000 Kz e usa o rendimento para sustentar a família.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.