Divórcio cria a terceira mulher mais rica do mundo
FORTUNA. Processo de separação determina que MacKenzie tome posse de 25% da fortuna do casal. Ainda assim, Jeff Bezos mantém-se no topo da lista de empresários bilionários.
O divórcio do homem mais rico do mundo resultou numa mudança significativa na lista das mulheres mais ricas do mundo, tornando a ex-esposa a terceira no ‘ranking’, com uma fortuna avaliada em mais de 36,4 mil milhões de dólares.
A revelação do divórcio foi feita através de uma publicação no Twitter da agora ex-mulher de Jeff Bezos, confirmando ter chegado a um acordo com o empresário que criou a Amazon. “Estou grata por ter terminado o processo de dissolução do meu casamento com o Jeff, com apoio mútuo e de todos os que nos contactaram com carinho e expectante para a próxima fase, enquanto pais e amigos”, escreveu MacKenzie Bezos.
O casal detinha 16% da Amazon, empresa que os dois fundaram em conjunto, ficando a partir de agora a mulher com 4% da empresa e ele com 12%, um valor que representa 150 mil milhões de euros.
Por altura do anúncio da separação do casal, especulava-se que MacKenzie pudesse receber metade da fortuna de Jeff Bezos, o que a tornaria a mulher mais rica do mundo, com cerca de 69 mil milhões de dólares.
A lista continua a ser liderada pela herdeira da fabricante de cosméticos L’Oreal, cujo património líquido é de 45,6 mil milhões de dólares, seguida de Alice Walton, herdeira da Walmart, com um património avaliado em 41,5 mil milhões de dólares. Jeff Bezos, não obstante os milhões que vai ter de dar à ex-mulher, continua a ser o homem mais rico do mundo.
Como parte do acordo com o agora ex-marido, MacKenzie renunciou às participações no jornal Washington Post, detido por Jeff Bezo, na empresa de exploração espacial Blue Origin e, consequentemente, a uma factura anual de cerca de mil milhões de dólares.
O bilionário agradeceu a postura da ex-companheira. “Estou agradecido pelo seu apoio e bondade em todo este processo e estou muito ansioso pela nossa nova relação como amigos e pais”, escreveu, repetindo assim os termos da ex-esposa.
Jeff e MacKenzie anunciaram em Janeiro que estavam a divorciar-se depois de 25 anos de casamento. Cerca de um mês após o anúncio, uma história no tabloide National Enquirer revelou que o fundador da Amazon matinha um caso extraconjugal com a ex-apresentadora de TV Lauren Sanchez.
Nessa altura, as acções da Amazon, na bolsa de Nova Yorque, chegaram a cair mais de 2%, enquanto Jeff Bezos dizia que estava a ser chantageado pela publicação.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública