Dólar volta a disparar no mercado informal
CÂMBIO. Dólar continua a aumentar nas ruas de Luanda. Hoje, 3 de Maio, cada dólar norte-americano está a ser comercializado a 380 kwanzas.
O preço do dólar norte-americano no mercado informal voltou a disparar pela segunda semana consecutiva. Esta é a quarta subida semanal desde Março, segundo dados avançados pela agência Lusa.
Na segunda quinzena de Março, cada dólar chegou a ser vendido pelas 'kinguilas' da capital a 340 kwanzas, mínimos do ano, ainda assim mais do dobro da taxa de câmbio oficial definida pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e que está inalterada há um ano.
De acordo com a agência, há uma semana foi possível encontrar, em Luanda, quem vendesse cada dólar entre os 360 e os 370 kwanzas, praticamente idêntico à semana anterior, cotação que hoje subiu para entre 365 e 380 kwanzas, valores que ainda contrastam com o pico de 500 kwanzas por cada dólar dos primeiros dias de Janeiro, no mercado informal.
A taxa de câmbio oficial cifra-se actualmente em cerca de 166 kwanzas por cada dólar, quando antes do início da crise das receitas do petróleo, ainda em 2014, era de 100 kwanzas.
As taxas no mercado informal já estiveram próximas dos 600 kwanzas por cada dólar em Agosto e Julho, depois de máximos de 630 kwanzas em Junho, face à falta de dólares nos bancos.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública